Orgãos Sociais


Triénio 2023-2025

Mesa da Assembleia Geral

Presidente

 

Horácio João Matos Fernandes (sócio nº 7)

Professor Associado do departamento de física do IST e investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, onde coordena a atividade do tokamak ISTTOK. Possui agregação em Física Tecnológica,  Doutoramento em Engenharia Física, Licenciatura e Mestrado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico da  Universidade de Lisboa. Em 1999 criou o e-lab, laboratório remoto do IST, com acesso livre. Mantém igualmente uma regular participação em divulgação científica. É atualmente membro do “Technical Advisor Panel” da agência europeia para o ITER (F4E) e investigador coordenador duma atividade de pesquisa da IAEA.

1º Secretário

 

Lúcio Carvalho (sócio nº 9)

Professor de Física na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT-USTP). Licenciado em Física e Química, pelo Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe (2013). Mestre em Matemática e Aplicações, pela Universidade de Évora (2019) .Participou na Escola de Professores no CERN em Língua portuguesa, em 2010. Tutor das Masterclasses Internacionais de Física das partículas em São Tomé e Príncipe, desde 2012. 

2º Secretário

 

Ivo Sengo (sócio nº 20)

Natural de Moçambique, está actualmente a fazer a sua formação em Portugal. É doutorando em Física na Universidade de Aveiro desde 2020 com o  tema “Black hole shadows and the Kerr hypothesis”. É Licenciado e Mestre em Física pela Universidade de Coimbra. Conta já com alguns artigos publicados em revistas internacionais com revisão por pares e tem participado em acções de divulgação científica

 

Direção

Presidente

 

Sónia Semedo (sócia nº 13)

Professora na Universidade de Cabo Verde, recebeu o seu grau de doutoramento em Engenharia Física, especialização em instrumentação, na Universidade de Coimbra, Portugal, em fevereiro de 2016. Licenciou-se em Física em 2008 e fez o mestrado em Engenharia Física em 2009, ambos na Universidade de Aveiro, Portugal. Os seus atuais interesses de investigação estão direcionados para redes de sensores sem fios e suas aplicações. Ganhou recentemente duas bolsas para investigadores no início de carreira, “The African Research Initiative for Scientific Excellence” e “Artificial Intelligence for Development in Africa”.

Vice-Presidente

 

Débora Peres Menezes (sócia nº 71)

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, possui doutorado pela University of Oxford, Inglaterra e desenvolve colaboração científica com a Universidade de Coimbra há mais de 20 anos, trabalhando em temas que vão de teoria de grupos a física de hádrons e astrofísica nuclear.  É membra da Academia Brasileira de Ciências e se dedica intensamente à divulgação científica e ao empoderamento de cientistas mulheres, por meio do projeto Mulheres na Ciência (https://linktr.ee/mulheresnaciencia).

Vice-Presidente​

 

Rui Muchaiabande (sócio nº 70)

Docente de Física no curso de Licenciatura em ensino de Física desde 1996 e investigador na Universidade Licungo-Moçambique. Mestre em Educação e Ensino de Física. Doutorando em Energia e Meio Ambiente pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Vice-Presidente

 

Jorge Mayer (sócio nº 8)

Professor Associado no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-HUÍLA), em Angola. Doutor em Ciências Pedagógicas na especialidade de Física desde Fevereiro de 2015. Orienta vários trabalhos de licenciatura e dissertações de mestrado. Participa regularmente como membro de vários júris de licenciatura e de mestrado no ISCED – HUÍLA e noutras Instituições de Ensino Superior de Angola. É investigador em Didáctica da Física, na Secção de Ensino da Física, do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas e Naturais.

Tesoureira

 

Maria da Graça Medeiros da Silveira (sócia nº 6)

Professora Coordenadora do Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e membro eleito do Conselho Técnico-Científico. Licenciou-se em Geofísica pela Universidade de Lisboa, onde também obteve um mestrado e um doutoramento em Física (Geofísica). É membro do Instituto Dom Luiz – IDL, onde coordena o Grupo de Pesquisa RG3 - Solid Earth dynamics, hazards and resources. Desenvolve o seu trabalho de investigação na caracterização da estrutura da Terra a partir da análise da propagação de ondas sísmicas (tomografia, análise do ruído sísmico ambiente, anisotropia e funções de receptor). Com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento do papel e origem em profundidade das plumas do manto, desenvolve a maior parte do seu trabalho nas ilhas vulcânicas no Atlântico.

 

Conselho Fiscal 

Presidente​

 

Marcos Pimenta (sócio nº 16)

Possui doutorado pela Université d’Orléans, França, e pós-doutorado pelo MIT, EUA. Foi professor titular até 2020 no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, onde continua hoje trabalhando como professor convidado. É pesquisador 1A do CNPq, Brasil e trabalha com propriedades ópticas de materiais, atuando nos seguintes temas: espectroscopia Raman, nanomateriais, grafeno, cristais bi-dimensionais e transições de fase estruturais.

Secretário

 

Armindo Mussungo (sócio nº 3)

Director Geral, Centro de Formação de Quadros de Electricidade, (Instituto Público) do Ministério de Energia e Águas de Angola.Licenciado em Física (1985) pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola. MSc em ER, Itália (1987-88); DEA em Energética e Termodinâmica pela Universidade de Perpignan, Acad. Montpellier-Toulouse (1990-1993); MBA, Univ. of Richmond, Virgínia, EUA; Pós-grad. RH, BBS SPaulo Brazil (2010); MSc  Gestão e Empreend & Inov 2018, Fac, Econ. UAN  (2018).

Relator

 

Joanico Soares (sócio nº 77)

É, desde 2016, um dos professores que integra o projecto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE). É actualmente coordenador interino da escola CAFE no município de Bacau, na parte Leste de Timor Lorosa’e. Possui um curso médio de eletrotécnica e eletricidade. É licenciado em Ensino da Física pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. 

 

 


Triénio 2020-2022

Mesa da Assembleia Geral

Presidente

Horácio João Matos Fernandes

Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa / Investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear

Foi Tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Física no triénio de 2010-2013

1º Secretário

Manuel do Sacramento dos Ramos Penhor

Professor da Universidade de São Tomé e Príncipe

2º Secretário

Domingos Tavares

Professor da Universidade de Cabo Verde e Investigador na área da Energia

 

Direção

Presidente

Rogério Rosenfeld

Professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Investigador em Física de Partículas e Cosmologia. 

Presidente da Sociedade Brasileira de Física

 

Vice-Presidente

Genito Amos Mauré

 Professor da Universidade Eduardo Mondlane e Investigador em Modelação Climática

Vice-Presidente​

Sónia Maria Vaz Semedo

Professora da Universidade de Cabo Verde

Investigadora em Instrumentação e rede de sensores sem fios com autonomia energética

Vice-Presidente

Pascoal António Mussuco Napoleão

Professor da Universidade Agostinho Neto

Investigador em Energias Fotovoltaicas

Tesoureira

Maria da Graça Medeiros da Silveira

Professora do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Investigadora em Geofísica, na área de Sismologia

 

Conselho Fiscal 

Presidente​

Jorge Maria Gonçalves Mayer

Professor no Instituto de Ciências da Educação da Huila

Investigador em Didática da Física

Presidente da Associação Angolana de Física

Secretário

Marcos Gomes Eleutério Luz

Professor na Universidade Federal do Paraná e Investigador em Caos

Desordem e Complexidade em Sistemas Clássicos e Quânticos

Relator

Enoque Lopes Malate

Professor da Universidade Eduardo Mondlane

Investigador em Ciência dos Materiais


© 2019 União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa - UFPLP