Sekazi Mtingwa, Vencedor do prémio American Association for the Advancement of Science (AAAS) 2023

Vencedor do prémio American Association for the Advancement of Science (AAAS) 2023 por Contribuições para a Ciência e Sociedade

 

O professor Sekazi Mtingwa, físico teórico, é um dos sócios fundadores da UFPLP e encontra-se entre os sócios que mais acompanham, de forma ativa, o crescimento da nossa associação. Este ano está de parabéns pelo merecido reconhecimento pelo seus esforços e iniciativas de sucesso por uma física inclusiva e pela igualdade de oportunidades em ciência para todos.

O professor Sekazi Mtingwa é um físico teórico, licenciado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e doutorado pela Universidade de Princeton. Como físico teórico, foi pioneiro em alguns trabalhos na área dos aceleradores de partículas. Ao longo da sua carreira científica, o professor Mtingwa esteve ligado à North Carolina A&T State University, à Harvard University, ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a vários laboratórios nacionais americanos. Foi Chair da Comissão da Física para o Desenvolvimento (C13) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) e co-fundador do projecto Lightsources for Africa, the Americas, Asia, Middle and East Pacific (LAAMP). É atualmente sócio principal da Triangle Science, Education and Economic Development, onde presta consultoria em educação STEM e desenvolvimento económico.

As suas contribuições para a comunidade científica, e em particular na física, tiveram sempre em conta a inclusão das minorias e a garantia de oportunidades nas regiões mais desfavorecidas. Em 2023, foi galardoado com o prémio American Association for the Advancement of Science (AAAS) Philip Hauge Abelson em 2023 (https://www.aaas.org/news/aaas-recognizes-2023-award-winners-contributions-science-and-society).

Este prémio reconhece alguém que tenha contribuído, de forma significativa, para a comunidade científica nos Estados Unidos, seja através da investigação científica, quer no papel de decisor político na ciência, quer pela prestação de serviço público de destaque. O premiado pode ser um funcionário público, um cientista ou indivíduo que, em qualquer área, tenha contribuído de modo excecional e sustentado, prestando serviços notáveis à comunidade científica. De acordo como o comité que atribuiu unanimemente o prémio, o professor Sekazi Mtingwa é um excelente exemplo de compromisso entre a investigação como serviço à comunidade científica e, simultaneamente, à sociedade.

 

Muitos parabéns professor Sekazi Mtingwa!

É um privilégio contar com a sua participação/colaboração na UFPLP!


Publicado/editado: 04/04/2023

© 2019 União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa - UFPLP