Doutoramento honoris causa do Ricardo Galvão | 4 de dezembro às 10h | Salão Nobre do Inst. Sup. Técnico

A Universidade de Lisboa vai atribuir, sob proposta do Instituto Superior Técnico, o Doutoramento Honoris Causa ao professor Ricardo Galvão como reconhecimento pelos seus contributos notáveis nas dimensões académica, científica e profissional prestados, com elevado reconhecimento a nível mundial e, desde a entrada de Portugal na senda da Fusão Nuclear, colaborando e dando o seu avisado contributo ao Técnico.

Ricardo Galvão, actual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq), é professor catedrático do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e doutorado pelo MIT. Assumiu os mais altos cargos em organismos de investigação do Brasil, em particular diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente da Sociedade Brasileira de Física. Antes disso, liderou com Ivan Nascimento a equipa que projetou e construiu o TBR-1, o primeiro tokamak do Brasil e da América Latina e levou posteriormente o TCA da EPFL para o Brasil, tokamak de dimensão média, atualmente em exploração no Instituto de Física.

Sendo um homem de causas, teve sempre uma intervenção cívica e social, ajudando por exemplo na consolidação da União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa (UFPLP), sendo candidato ao Congresso Brasileiro e ativista do Movimento dos Cientistas Engajados.

A cerimónia de outorga das insígnias de Doutor Honoris Causa terá lugar no Instituto Superior Técnico, a 4 de Dezembro de 2023, numa cerimónia com início às 10h.

 

https://youtube.com/live/UZ4t5vnuxmM?feature=share

 

 

 

 

 

 

Biografia

Ricardo Magnus Osório Galvão é um cientista, académico e líder científico brasileiro, internacionalmente reconhecido em todas estas dimensões e com uma forte ligação à Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.

  • Doutorado pelo Massachussets Institute of Technology (1976), a sua actividade científica centra-se nos plasmas de fusão nuclear, tendo projetado a investigação experimental em Fusão Nuclear no Brasil e liderado, durante inúmeros anos, o programa brasileiro de Fusão Nuclear onde desenvolveu dois protótipos experimentais no Instituto de Física da USP. Tem uma intensa actividade científica e foi presidente da Sociedade Brasileira de Física onde ajudou a impulsionar a União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa. É Professor Titular da Universidade de São Paulo, tendo também desenvolvido actividade académica e científica na Unicamp e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira.
  • Fruto da ligação ao Centro de Fusão Nuclear e posteriormente ao Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, tendo sido um forte promotor do intercâmbio científico e técnico entre a Universidade de São Paulo e o Instituto Superior Técnico, com participação em júris académicos a todos os níveis, co-orientação de estudantes, transferência de tecnologia, e participação em comités de aconselhamento. Em particular, promoveu a utilização, no tokamak TCABR, dos sistemas de controle e aquisição de dados desenvolvidos no IPFN e a utilização de sistemas de reflectometria para análise de ondas de Alfvén e colaborou intensamente em várias campanhas experimentais, conduzidas no tokamak ISTTOK, sobre melhoria do confinamento através de polarização externa com eléctrodos emissivos. Deu ainda conselhos avisados sobre a exploração científica do ISTTOK e melhorias a introduzir na sua operação durante as suas estadas de professor visitante.
  • Através da ligação a Portugal iniciou a ligação e a participação da comunidade científica brasileira no programa europeu de Fusão Nuclear nomeadamente no Joint European Torus (JET) levando à internacionalização mais atlântica das colaborações do Instituto de Física da USP.
  • Em 1984, recebeu o Prémio ICTP, concedido pelo Abdus Salam International Center for Theoretical Physics a jovens físicos e matemáticos (com menos de 40 anos) provenientes de países em desenvolvimento a fim de promover a física e a matemática teórica e que distinguiu alguns dos mais eminentes cientistas da China, Índia e Brasil. A distinção reconheceu o seu trabalho teórico em física dos plasmas, embora mais tarde o seu trabalho tenha sido centrado em desenvolvimentos experimentais da fusão nuclear em tokamaks.
  • É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil), atribuído pelo Presidente da República do Brasil em 2008, e recebeu a Medalha Carneiro Felippe em 2015, atribuída pela Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil a cientistas que se destacam na investigação direccionada ao uso pacífico da energia nuclear.
  • É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e foi membro do General Council da Sociedade Europeia de Física.
  • Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e de 2005 a 2012 foi director do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Em 2016 assumiu a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (equivalente a agência espacial brasileira). Defensor intransigente da ciência e do rigor dos dados científicos, foi demitido pelo Presidente do Brasil em 2019 deixando contudo o INPE e os seus investigadores numa posição impar e inatacável, beneficiando-os com uma imagem externa de fidelidade intransigente aos príncipios da ciência.
  • Foi distinguido pela revista Nature como uma das dez personalidades internacionais do ano de 2019 pela sua defesa da ciência contra as ingerências políticas.
  • Em Fevereiro de 2021, a American Association for the Advancement of Science (AAAS) atribuiu-lhe o AAAS Award for Scientific Freedom and Responsibility.

Programa

10h00 – Receção dos convidados
10h30 – Abertura da Sessão pelo presidente do IST
10h40 – Intervenção do presidente do departamento de Física do IST
10h45 – Laudatio a Ricardo Magnus Osório Galvão, pelo prof. Carlos Varandas
11h05 – Imposição das insígnias de Doutor Honoris Causa pelo Reitor da Universidade de Lisboa, professor Luís Ferreira
11h15 – Alocução do laureado, professor Ricardo Magnus Osório Galvão
11h55 – Encerramento da Sessão.
12h00 – Momento Musical
12h30 – Porto de Honra

 


Publicado/editado: 04/11/2023

© 2019 União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa - UFPLP